Pensamento Complexo

- desdobramentos

 

 

 

Depois de ter-me embriagado com Edgar Morin, decidi que tinha que percorrer o seu caminho, "checando" suas conclusões, bem como seus argumentos. Iniciou-se, para mim, uma estrada, ainda aberta mesmo agora, quando escrevo essas linhas, nesse 12/10/2005. Tentarei registrar as leituras na área de "pensamento complexo" e seus correlatos que fiz depois da leitura da série O Método.

 

 

  • As Leis do Caos, de Ilya Prigogine.

(UNESP, 2002)

 

Fundamental, pra mim. Interessa-me sobretudo a sua afirmação do "retorno" do "tempo" à ciência... Sou um exegeta histórico-crítico, que aborda histórico-socialmente os textos do Antigo Testamento. Tempo e história, para mim, são co-irmãos, paridos, um, pelo útero sagrado, outro, pelo(s) úteros humanos... No que me diz respeito, penso que toda a geração "Gadamer" precisará retornar às pranchetas depois de(sse) Prigogine. Apaixonante!

 

 

  • O Fim das Certezas. Tempo, caos e as leis da natureza, de Ilya Prigogine

(UNESP, 1996)

 

Um livro que não me perdoaria de não o ter lido. Chega a ser fundamental para  leitura de As Leis do Caos. Instala o tempo como constituinte do próprio Universo, de tal modo que a irreversibilidade constituiria todos os acontecimentos, não só históricos, posto que humanos, mas, mesmo, os físicos, contra a aparente percepção da reversibilidade do tempo na física clássica.

 

 

Leia a CARTA PARA AS GERAÇÕES FUTURAS, de ILYA PRIGOGINE

Leia o artigo A CIÊNCIA NUMA ERA DE TRANSIÇÃO, de ILYA PRIGOGINE

 

 

  • Do Caos à Inteligência Artificial. Entrevistas de Guitta Pessis-Pasternak.

(UNESP)

 

Um livro de entrevistas com famosos especialistas sobre as áreas relacionadas à pesquisa do "caos" e da "inteligência artificial". Estão entre eles, claro, Ilya Prigogine e Edgar Morin - como faltariam? Além deles: René Thom, Henri Atlan, Paul Feyerabend, Heinz von Foerster e outros. Vale a pena a leitura: para quem deseja "começar" a caminhada, de forma mais leve do que indo diretamente aos textos, essas entrevistas abrem um horizonte de acesso bastante mais fácil.

 

 

  • Emergência, de Steven Johnson

(Jorge Zahar, 2003)

 

O livro trata da dinâmica de rede, como repercussão direta, eu penso, de conceitos derivados do pensamento complexo. Johson trata de formigas, de cérebros, de cidades e de softwares. É instigante. Os desdobramentos para a teologia são significativos, desde que se esteja disposto, primeiro, a pensar, e , depois, a pagar o preço...

 

 

  • Complexidade & Caos, de H. Moysés Nussenzveig

(UFRJ/COPEA, 2003)

 

Nussenzveig é na verdade organizador da coletânea de artigos, apresentados no ciclo de conferências da COPEA (Coordenação de Programas de Estudos Avançados) em 1995/1996 - lá se vão 10 anos! Mas a publicação é mais recente. O tema é a interdisciplinaridade e o pensamento complexo. Os artigos são excelentes, todos eles: "Introdução à Complexidade" abre a coletânea, funcionando como uma "introdução" aos temas. Segue-se a série: 1) Sistemas Caóticos e Sistemas Complexos (Jacob Palis); 2) Caos em Sistemas Dissipativos e Hamiltonianos (Alfredo M. Ozorio de Almeida); 3) Fractais (Ildeu de Castro Moreira); 4) Autônomos Celulares (Paulo Murilo Castro de Oliveira; 5) Criticalidade Auto-Organizada (Marcelo A. F. Gomes); 6) Redes Neurais (Rita M. C. de Almeida); 7) A Genética Identificando e Explicando o Funcionamento de Nossos Genes: Prós e Contras (Mayana Zats); 8) Sociedades Moderno-Contemporâneas (Gilberto Velho); 9) Evolução, Sistemas Complexos e Caos (Francisco M. Salzano); 10) Evolução de Sistemas Biológicos Integrados: Multicelularidade e Diferenciação Celular (Radovan Borojevic); 11) (e mais...)

 

 

  • Formigas em Ação, de Deborah Gordon

(Jorge Zahar, 2002)

 

Resolvi comprar esse livro, que achei "por acaso", porque o trabalho da pesquisadora é tratado no livro de Steven Johnson, Emergência. É um aprofundamento à questão da organização "complexa" das sociedades de formigas, através de estudos de casos de formigueiros do deserto do Arizona. Interessante ilustração...

 

– página atualizada em 08/09/2007 21:13:47