. . .  e u   p a r a v a   t u d o   o   q u e   e s t a v a   f a z e n d o,   e   l i a,   i m e d i a n t a m e n t e:

  

 

 

Edgar 

Morin

 

 

O conhecimento do conhecimento deve ser iluminado pelo conhecimento da natureza,

como o conhecimento da natureza deve ser iluminado pelo conhecimento do conhecimento

(La Relación Ántropo-bio-cósmica)

 

 

Textos on-line de Edgar Morin

Palestras em vídeo de Edgar Morin

 

 

 

O Método

- a obra mais excepcional que já li - 

 

  • Edgar MORIN, O Método 1 - a natureza da natureza. Trad. de Ilana Heinberg. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 2003. 479 p. (La Méthode 1 - la nature de la nature. Editions du Seuil, 1977).

 

"A complexidade é um progresso de conhecimento que traz o desconhecido e o mistério. O mistério não é somente privativo; ele nos libera de toda racionalização delirante que pretende reduzir o real à idéia. Ele nos traz, sob forma de poesia, a mensagem do inconcebível".

 

  • Edgar MORIN, O Método 2 - a vida da vida. Trad. de Marina Lobo. Porto Alegre: Sulina, 2001. 527 p. (La Méthode 2 - la vie de la vie, Editions du Seuil, 1980).

 

"Ninguém pode basear-se, hoje, na sua pretensão ao conhecimento, numa evidência indubitável ou num saber definitivamente verificado. Ninguém pode construir seu conhecimento sobre uma rocha de certeza. A minha pesquisa de Método parte, não da terra firme, mas do solo que desmorona. O fundamento deste trabalho é a perda do fundamento científico, a ausência de qualquer outro fundamento, mas não o nada. A situação dos conhecimentos científicos, de que se alimenta essencialmente a minha investigação, não constitui a sua 'base'. É a transformação desses conhecimentos que constitui o seu motor. As idéias destrutivas tornam-se aí idéias reconstrutoras".

 

  • Edgar MORIN, O Método 3 - o conhecimento do conhecimento. Trad. de Juremir Machado da Silva. 2 ed. Porto Alegre: Sulina,  2002. 286 p. (La Méthode 3 - la connaissance de la connaissance, Editions du Seuil, 1986).

 

"Os progressos do conhecimento aumentam o paradoxo da separação/comunicação e do fechamento/abertura: quanto mais a organização cognitiva torna-se original, singular, individual, fechada sobre si mesma, separada do mundo, mais está apta a tornar-se objetiva, coletiva, universal, aberta e em comunicação com o mundo. Em paralelo, quanto mais o homem acentua a sua diferença e a sua marginalidade em relação à natureza, mais aumenta as possibilidades de conhecimento da natureza".

 

  • Edgar MORIN, O Método 4 - as idéias: habitat, vida, costumes, organização. Trad. de Juremir Machado da Silva. 3 ed. Porto Alegre: Sulina, 2002. 319 p. (La Méthode 4 - les idées: leur habitat, leur vie, leurs moeurs, leur organisation, Editions du Seuil, 1991).

 

"A publicação, pela Editora Sulina, do quarto volume de O Método representa para mim uma enorme satisfação, pois se trata de fazer germinar, nem país complexo como o Brasil, o tema da complexidade. O objetivo deste tomo, As idéias, serve de introdução ao problema da reflexão no mundo contemporâneo. O Método tem várias entradas, dado que a parte está no todo, assim como o todo está na parte. Portanto, o último livro é também o primeiro, a porta que leva ao coração da análise".

 

  • Edgar MORIN, O Método 5 - a humanidade da humanidade: a identidade humana. Trad. de Juremir Machado da Silva. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 2003. 309 p. (La Méwthode 5 - l'humanitéde l'humanité, Editions du Seuil, 2002).

 

"O Método 5, a humanidade da humanidade, a identidade humana, é a síntese de uma vida. Todos os temas das obras anteriores de Edgar Morin aparecem reunidos e aprofundados neste quinto e decisivo volume, com uma configuração e um arranjo inteiramente novos. Este livro aborda o destino da identidade humana, em jogo na crise planetária em curso. Como sempre, este trabalho rompe com a fragmentação do conhecimento nas ciências humanas e propõe uma verdadeira reforma do pensamento. O autor convida-nos a pensar a vida na vida".

 

  • Edgar MORIN, O Método 6 - ética. Trad. de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2005. 222 p. (La Méthode 6 - éthique, Edutions du Seuil, 2004).

 

"Este sexto e último volume de O Método constitui o ponto culminante da grande obra de Edgar Morin, traduzida em inúmeros países. O autor fez da complexidade um problema fundamental a ser abordado e elucidado. Ganhou seguidores e suscitou um movimento pela 'reforma do pensamento'. Neste sexto tomo, o mais concreto e talvez mais acessível, Edgar Morin parte da crise contemporânea, ocidental, da ética para voltar a ela, ao final, depois de uma análise antropológica, histórica e filosófica do problema".

 

 

 

 

 

Edgar Morin

 

 

 

 

 

Podem ser assistidas palestras de Edgar Morin

 

Conferência Magistral - La Óptica Planetaria de la Educación (em espanhol), proferida em 26/11/2004, entre 10 e 11:30 horas, no Auditório Cívico do Estado, em Hermosillo, Sonora, México, sede da Universidad Mundo Real Edgar Morin, organizada pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Sonora, Pela Universidade de Sonora, e pela Universidad Mundo Real Edgar Morin. Os vídeos podem ser assistidos em dois ambientes. Na página da própria Universidade Mundo Real Edgar Morin, aqui. E na página do Youtube, cujos links disponibilizam-se abaixo.

 

La Óptica Planetaria de la Educación - parte 1 (9:57)

 

La Óptica Planetaria de la Educación - parte 2 (4:21)

 

La Óptica Planetaria de la Educación - parte 3 (9:57)

 

La Óptica Planetaria de la Educación - parte 4 (9:58)

 

La Óptica Planetaria de la Educación - parte 5 (5:03)

 

La Óptica Planetaria de la Educación - parte 6 (8:06)

 

 

 

 

 

 

 

Edgar Morin

 

 

 

 

Textos online de Edgar Morin:

 

Da Necessidade de um Pensamento Complexo

La Relación Ántropo-bio-cósmica, Gazeta de Antropología, Granada, n. 11, 1995.

 

 

 

© Osvaldo Luiz Ribeiro

– autorizado uso pessoal, desde que com citação da fonte e sem alterações no texto –

– página atualizada em 08/09/2007 20:48:36